O Grupo Pescadores Urbanos surgiu em 2012 de uma proposta de solução online para alguns problemas que todos praticantes da pesca por lazer vivenciam: a falta de parceiros e bons locais visitar nos seus breves momentos de folga.

O caminho para a reunir pessoas foi utilizar meios de comunicação que divulgassem uma proposta bem fundamentada em conceitos básicos de cooperação e lazer sem competição para atrair e reunir pescadores de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul que se identificassem com estes ideais.

Foram então reforçadas através de todos conteúdos e eventos os conceitos fundamentais para tornar-se um integrante do Grupo Pescadores Urbanos durante os eventos oficiais:

1. Praticar a pesca esportiva por lazer, sem competição.¹
2. Praticar o Pesque & Solte e/ou a pesca seletiva, promovendo com isso a preservação do meio ambiente.
3. Cooperar, compartilhar informações e auxiliar para que os inciantes sintam-se motivados a aderir a pesca esportiva.

¹ A proposta de não competir restringe-se apenas nos eventos oficiais do Grupo para promover a cooperação e integração dos participantes. Fora dos eventos muitos integrantes participam de provas, muitas destas já tradicionais e muito bem organizadas.

A partir de 2012 foram promovidos Encontros de Pescadores Urbanos para reunir cada vez mais integrantes. Gradualmente, a medida que mais pessoas se aproximavam, aqueles que tinham assiduidade e demonstravam serem adeptos dos conceitos eram selecionados para um envolvimento mais ativo através de grupos de chat privados e encontros exclusivos do Grupo.

Com o passar dos anos e diversos Encontros de Pescadores Urbanos compreendeu-se que a proposta de criação do grupo se concretizou. Os vínculos de amizade fortalecidas presencialmente e constantes entre os integrantes ativos do grupo aproximou estes a ponto de ser necessário preservar este aspecto. Hoje o grupo realiza encontros privados e exclusivos a estes integrantes. Alguns chegam a mais de 6 anos de participação ativa.

Encontro de Pescadores Urbanos Março 2018
Fundador do Grupo Fernando Mallmann (com microfone) durante Encontro de Pescadores Urbanos no Pesque e Pague Gabardo.
Encontro do Grupo Pescadores Urbanos no Pesque e Pague Gabardo
Compartilhe :)
  •  
  •  
  •  
  •